segunda-feira, 21 de março de 2011

A Pescaria da Vida
-Tema: CRESCIMENTO ESPIRITUALLucas 5.1-11
-Introdução: Falar de multiplicação gera grande interesse a todos. Sempre desejamos aumentar o que temos, somos e fazemos. Precisamos a cada dia se melhor. ‘Hoje sou melhor que ontem e amanhã quero ser melhor que hoje’.Esse desejo de multiplicar deve se aplicar às áreas de nossa vida citadas pelo Apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5.23 como “corpo, alma e espírito”. Poderíamos dizer que temos em nós três camadas. A primeira é visível, o corpo que de cada pessoa é de um jeito. A segunda é um pouco visível, que é a alma, revela o temperamento, emoções, pensamos vontades e opiniões, mas podem ser guardados e não mostrados. A terceira camada é totalmente invisível, o espírito é a parte espiritual. Há pessoas que cuidam apenas do corpo e da alma e ficam ocas no profundo do seu ser. Deus quer nos tratar por inteiro: corpo, alma e espírito.Cuidamos do nosso corpo, primeira camada, nos alimentando, dormindo, descansando, fazendo exercícios, e outras necessidades físicas. A parte da alma ou psique é cuidada nutrindo nossas emoções e mente com distrações, lazer, conversas, relacionamentos e programas que gostamos. Já a parte espiritual só pode ser nutrida pelo Espírito Santo de Deus que traz a presença de Jesus para dentro da pessoa. Nada, nem o dinheiro, poder, fama e prazer podem preencher o íntimo de uma pessoa, somente Jesus. Como diz a conhecida frase: ‘dentro do ser humano há um buraco tão grande que cabe Jesus dentro’. Por isso Jesus quer entrar em nossas vidas e diz “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3.20). Já o inimigo entra sem pedir permissão, ele arromba a porta por que é ladrão (João 10.10). O diabo quer diminuir as bênçãos de Deus em sua vida, mas Jesus quer multiplicar.Há pessoas que como Pedro, Tiago e João já estão conformados com a pouca pescaria e lavam suas redes para guardar após o primeiro fracasso (v. 2). Não se conforme com a diminuição, ore e peça a Jesus para entrar em seu barco e fazer a multiplicação em sua vida.Você tem multiplicado ou diminuído?Vamos refletir sobre a multiplicação em nossas vidas nestas áreas:

1- Multiplicação Material: v.1Pedro e seus amigos estavam em busca do alimento e recursos para sustento de sua família. Os peixes serviam de alimento, eram vendidos e trocados por outros mantimentos. Mas naquele dia não haviam conseguido nada. Haviam tentado de tudo. Várias técnicas e instrumentos diferentes como redes e iscas, mas nada funcionou. Estavam com fome. Preocupados com o que levariam para casa.
Mas quando Jesus entrou naquele barco e após pregar mandou que lançasse as redes à direita. Pedro tentou resistir, porém obedeceu. Algo milagroso aconteceu. Uma grande quantidade de peixes veio na rede e foi preciso de ajuda para puxar.
Naquele dia eles tiveram alimento de sobra, pagaram contas, ajudaram pessoas e foi grande a prosperidade de suas famílias.
Quando Jesus entra em nossas vidas é visível a multiplicação que faz em nós. Toda vez que Jesus se encontrava com o povo curava primeiramente o corpo físico das pessoas, perdoava seus pecados e depois dizia: “tua fé te salvou” (expressão encontrada sete vezes no Novo Testamento: Mateus 9.22; Marcos 5.34; 10.52; Lucas 7.50; 8.48; 17.19; 18.42) operando então sua obra completa no corpo, a alma e espírito.
A primeira camada que temos é o corpo físico. É o que vemos e procuramos de imediato em nossas vidas.
Como devemos cuidar da parte material? Sendo disciplinados com respeito à saúde e equilibrados nos gastos financeiros são um bom começo.
Muitas vezes estamos diminuindo na parte material e física, mas quando Jesus entra em nosso barco Ele opera uma grande multiplicação curando e prosperando nossas vidas. Peça a Jesus para multiplicar sua vida, basta que ele entre em seu barco. Não se conforme. Lave suas redes, purificando sua vida e se preparando para receber uma grande colheita.
Deus quer multiplicar sua vida materialmente! 2- Multiplicação intecto-emocional: v.7Se Pedro estivesse sozinho não daria conta de tanto peixe e perderia sua rede com tudo, pois não agüentaria puxar. Ele estava com seus companheiros Tiago e João e depois ainda chamou a outros para compartilhar a pesca maravilhosa.
Neste evento Pedro se mostrou uma pessoa aberta para pessoas novas. Ele não se incomodou com a multidão na beirada da praia e ainda deu carona para Jesus, então desconhecido por ele.
Naquele dia os amigos e sócios de Pedro se multiplicaram. Todos estavam na mesma situação, sozinhos e pobres. Voltaram para casa com alimento e muita alegria. Estavam unidos na pobreza e na prosperidade dispostos a dividir prejuízos e lucros.
Precisamos nutrir nossa Alma. O que é a alma? É uma forma de expressar quem é você, sua personalidade, emoções, caráter, temperamento, vontades e emoções. Também é conhecida como psique ou o psicológico humano.
Como podemos multiplicar a alma? Crescendo a cada dia com novos conhecimentos, arejando a mente com novos conteúdos, novos lugares e novos relacionamentos. O apóstolo Paulo disse que nós temos a “mente de Cristo” (I Coríntios 2.16) e que devemos nos transformar pela “renovação da vossa mente” (Romanos 12.2). Então devemos melhorar a cada dia renovando nossa alma com novas emoções e conhecimentos.
Muitas pessoas ficam doentes fisicamente por causa de problemas psicológicos e emocionais. Cultivam artroses, artrites e gastrites como outros tipos de somatização ou sintomas de que a alma não está bem. Se esta segunda camada que é alma estiver mal, brotarão doenças na primeira camada que é o corpo.
Os relacionamentos precisam ser bem cuidados para não ficarmos desgastados emocionalmente e intelectualmente. Precisamos cultivar amizades e corrigir erros ou concertar para não colecionar antipatizantes e inimigos. Para isso basta abrir mão de opiniões rígidas e ser mais maleável tratando as pessoas como gostaria de ser tratado (Mateus 7.12).
Não cultive pensamentos e sentimentos ruins do passado. Perdoe. Peça perdão. Esqueça o que não é útil para sua edificação e prossiga avante. Isso é crescimento intelecto-emocional.
Peça a Jesus para multiplicar seus amigos, melhorar seu temperamento e caráter, te ajudar a corrigir seus defeitos e maus hábitos. Aprenda coisas novas. Busque crescer em conhecimento da verdade que liberta (João 8.32) e ver novos horizontes. Não queira fazer tudo sozinho, compartilhe com pessoas.
Jesus quer multiplicar seu intelecto-emocional!

3- Multiplicação Espiritual: v.8-10A multidão estava seguindo Jesus com desejo de multiplicar suas vidas espiritualmente ao ouvir a Palavra de Deus (v.1). Pelo caminho, enquanto seguiam Jesus viram pessoas sendo multiplicadas no corpo através de curas, na alma através do ensino e também no espírito com as libertações e salvação de vidas.
A multiplicação na vida espiritual de Pedro começou quando lava as redes (v.2) simbolizando a necessidade que temos de nos avaliar e nos limpar a cada dia. Depois quando Jesus entrou em seu barco (v.3) Já não estava mais sozinho e começou a ser alimentado espiritualmente com a pregação da Palavra de Deus. Quando Jesus mandou que lançasse as redes (v.4), aceitou com fé na Palavra de Jesus (v.5). Quando houve a pesca maravilhosa Pedro se confessou como pecador (v.8) e foi chamado por Jesus para ser pescador de homens (v.10) e abandonou tudo, mesmo a melhor pescaria de sua vida e foi seguir Jesus (v.11).
Quando Pedro foi chamado para ‘pescar homens” ele cresceu espiritualmente, mas para isso foi preciso abandonar aquele barco cheio de peixes. Muitas vezes para crescer espiritualmente devemos nos desligar de coisas materiais, ser abnegado, renunciar muitas coisas para seguir crescendo espiritualmente com Jesus. Deixar aquele barco vazio e suas redes sujas seria fácil mas deixar aquela grande pescaria foi um ato de fé.
Como multiplicar espiritualmente?
a) Novo Nascimento: Aceitando Jesus como Senhor de sua vida (João 3.8).
b) Conversão: Se convertendo ao Senhor Jesus a cada dia, um processo que começa quando aceitamos Jesus e perdura por toda a vida. Converter é voltar-se para Deus deixando o mundo (Gálatas 2.20).
c) Libertação: livrar-se de tudo que não é de Deus: vícios, maus hábitos e costumes mundanos (I João 3.8).
d) Santificação: perder o desejo do pecado e ter vontade de viver espiritualmente (Hebreus 12.14).
e) Plenitude do Espírito Santo: buscar os Dons Espirituais (I Coríntios 14.1) e os Frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22,23) para ser totalmente cheio do poder de Deus em sua vida.
Peça a Jesus para multiplicar sua vida espiritualmente para você ficar cheio da Sua presença então você estará bem na sua alma e no seu corpo também, pois Jesus opera uma obra completa em seu viver.
Jesus quer multiplicar sua vida espiritual!

Deixe Jesus multiplicar sua vida!-CONCLUSÃO: “sob a tua palavra lançarei as redes” v.5bFaça como Pedro aceite a Palavra de Deus em sua vida e veja uma grande multiplicação que nunca viu antes.
Se for preciso Jesus cura e prospera sua vida te fazendo multiplicar materialmente. Se tiver problemas emocionais ou intelectuais, bem como de relacionamentos, Jesus multiplica sua alma e faz de você uma pessoa tratável que todos desejarão estar perto.
Ao entrar em seu barco sua vida começa a crescer espiritualmente, ao ouvir a pregação da Palavra de Deus, obedecer às ordens de Jesus, confessar ser pecador, aceitar o chamado para pescar almas e abandonar tudo para multiplicar de maneira espiritual.
Jesus quer multiplicar sua vida por inteiro: corpo, alma e espírito!

Ouça esta mensagem:


Faça o download:
Pregação 'Pescaria da vida' Lucas 5.1-11 Pr. Welfany Nolasco Rodrigues - Igreja Metodista em Medina 20.03.11.mp3

Read more: http://esbocopregacao.blogspot.com/2011/03/pescaria-da-vida.html#ixzz1HIDA56Ir

Nenhum comentário:

Postar um comentário